segunda-feira, outubro 01, 2018



Resultados positivos :

 

Passados três meses, nossos encontros tornaram-se mais leves. Na academia, os exercícios mais pesados. Tudo parecia ter se encaixado, embora a expectativa mensal pelos resultados dos exames fazia meu amigo ficar sempre numa grande agonia.

O dito PSA , caia substancialmente de 78 para 3,6 no ultimo mês. O médico sempre lhe dizia que era apenas um marcador e seu estado geral, era o mais importante. Tanto assim, a cada consulta, o médico não queria nem ver de pronto os exames e sim saber como estava se sentindo e os efeitos do tratamento no seu dia a dia.

Ele orgulhoso mostrava os exames ao médico , como se fosse o boletim de colégio, para que o pai visse e assinasse. O exame físico, com avaliação de peso, pressão arterial e outras analises , os deixava mais calmo, pois tudo corria bem, com os exames laboratoriais.

Suas dúvidas e ansiedades estavam focadas nas perspectivas futuras. Até onde iria o processo de melhora? O oncologista era comedido e reticente, em apontar uma saída de cura ou a situação de evolução das metástases instaladas nos ossos.

Numa conversa na academia, abordamos o tema espiritualidade e como isto tem a ver com a tranquilidade e a paz de espírito , para lidar com os problemas físicos e emocionais. Expus a ele meu pensamento , filosofia de vida e como tratamos isto na nossa casa. Não importa a religião professada , mas sim acreditar num Ser Superior, capaz de nos incentivar a praticar o bem e ao amor o próximo.

Então , meu amigo falou da necessidade de afinidade com seu Deus. De criar uma intimidade, para ter condições de a qualquer momento pedir e agradecer, como se faz com um amigo próximo, que respeitamos e prezamos. Isto nos gera uma sensação de companhia e solidariedade. Nos deixa mais fortes , para enfrentar as dificuldades do dia a dia. Sentimos que não estamos sozinhos. Estamos falando da espiritualidade, no sentido de desenvolver a consciência, a alma, a sua conexão interna. A espiritualidade pode ser definida com uma “propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio” (Wikipédia).

Relembrando as recomendações dos médicos , para enfrentar a doença : exercícios físicos e cabeça boa. Academia, para os exercícios físicos. Trabalhar o espírito, ser otimista e se alimentar de bons pensamentos para ter cabeça boa, este o desafio.

Comentamos também sobre livros tratando das possibilidades de cura do câncer. Algo que nestes primeiros tempos, era lido com avidez, buscando a salvação nas entrelinhas. Um dos mais destacados é “Anticâncer” escrito pelo médico David Servan Schreiber. Trata-se de um relato de um médico lutando contra a doença e inventou uma nova maneira de viver.

Segundo meu amigo, depois de ler o livro, consultou seu oncologista, sobre a necessidade de consultar uma nutricionista, para avaliar seus hábitos alimentares e como poderia melhorar. Sem nenhuma ênfase, disse ele que poderia fazer bem. Mas não fez  nenhuma indicação .

A ênfase do “Anticâncer” é justamente na alimentação, a mais natural possível, com verduras , legumes e frutas. Como médico Dr. David queixa-se que, depois de diagnosticado, seus oncologistas, nunca quiseram saber o que comia ou bebia. Apenas se preocupavam com a medicação e os exames.

Ficou claro para ele , a alimentação , medicação e exames devem andar juntos. Além disso, ioga e meditação. Todos os reforços para vencer estão doença tão disseminada nos dias de hoje.

 

J T Brum 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário