segunda-feira, outubro 22, 2018



8° Encontro : A força das mãos. 

Nesta semana não encontrei meu amigo na academia. Devia estar viajando a passeio ou a negócios. Nada demais, afinal eram poucos dias. Só voltei a encontrá-lo na terça feira, da semana seguinte.
Estava entusiasmado e elétrico. Começou a falar e gesticular, como há muito não via. Questionei sobre seu sumiço . Abriu um largo sorriso . Começou a contar. Foi a Santa Catarina, Florianópolis , especificamente no Ribeirão da Ilha. Tinha agendado uma semana de tratamento no CAPC (Centro de Apoio ao Paciente com Câncer). Estava maravilhado . Falava com entusiasmo sobre a experiência vivida lá.
A filosofia deles é: “A alegria é a prerrogativa da alma alimentada pelo amor”. O Centro de Apoio é uma entidade filantrópica, todos os tratamentos são gratuitos. Sobrevive de doações. Os trabalhos são realizados por voluntários, médicos médiuns, enfermeiras, etc. que diuturnamente estão ali , aplicando as terapias, tais como cromoterapia, Reiki, massagem terapêutica, florais de Bach ,etc.
Ensinam que, mesmo estando doente, é possível retomar o equilíbrio emocional e espiritual. O paciente deve aprender a entender a mensagem do seu corpo , perceber que é preciso mais que tratamento médico. A recomendação é fazer o tratamento no CAPC em paralelo com as recomendações médicas, que deve ser prioritário.
Embora seja um Hospital Espírita, é ecumênico , não se presta a qualquer pratica religiosa ou espírita, na acepção da palavra. Ao contrário, diz nunca rezou tantos Pais Nosso, como na semana que esteve ali internado.
 Todo trabalho começa na segunda feira cedo, quando os inscritos passam por uma avaliação, no centro de triagem. Ali se apresentam mais de 250 pessoas doentes, oriundos das mais diversas localidades. Após criteriosa avaliação , exames dos diagnósticos individuais, são selecionados aqueles que ficarão internados e os que farão tratamento externo. Meu amigo, foi escolhido para ficar internado. Ficaria de terça a sábado, das 8hs até as 18. Iria dormir numa pousada.
Quando se apresenta pela manhã, recebe um crachá e um jaleco branco. Veste, depois de trocar de roupa , vai para um dormitório, com seis camas. Deita , aguarda pelas instruções. Uma luz tênue azul e ao som de uma música ambiente, deixa um clima propício para a reflexão. O silencio é uma imposição . Uma regra de ouro.
 Usa-se uma pequena venda nos olhos, de modo a facilitar o processo de introspecção. As terapias vão se sucedendo... Todas ministradas por enfermeiras ou médicos médiuns, com muito carinho e dedicação. Ao final de cada terapia, um grupo de médiuns, todos de branco, fica postado ao redor da sua cama , fazem uma imposição das mãos, rezando a oração da Cura : Pai Nosso que estais no Céu...
E o silêncio volta a reinar no ambiente.
 O único intervalo do dia, é para o almoço, onde todos se reúnem no restaurante . À tarde seguem os trabalhos , palestras e dinâmicas e depois retorno aos quartos.
A sensação é de você estar noutra dimensão, mais leve , sem as preocupações terrenas. Mais próximo de Deus , de si mesmo. Assim passam os dias, mergulhados nesta paz , na convivência com outros parceiros, com dificuldades e doenças mais graves que a sua. Otimistas , felizes por mais um dia de vida . Muitos desenganados pelos médicos, mas renovados na esperança, buscam dentro de si a própria cura. Quando você pensa que nada mais pode acontecer de tão bom, uma voz suave no seu ouvido pergunta, se gostaria de receber uma massagem nos pés? Uma delicia !
Ao ouvir seu depoimento, pude constatar como lhe fez bem esta semana. Não só o otimismo, mas a tranquilidade como falava da sua doença. Tinha se encontrado , estava consciente de que nem tudo que vem a nós, é um mal maior. Era uma oportunidade para crescer como pessoa.
Para arrematar me disse, algo que ouviu e ficou gravado na sua memória “Filho se estiveres doente, não te descuidas de ti, mas ora ao Senhor que te curará” (Eclesiástico 38). Foi isso que diz ter feito, nesta semana de retiro e reflexão. 

JT Brum 2018

 


Um comentário:

  1. Chico foi tão bem relatado o encontro que penetrou em mim muita paz e amor. Como é bom se sentir assim. DEUS te abençoe sempre.Beijos.

    ResponderExcluir