segunda-feira, novembro 26, 2018




13º Encontro : Angústia antecipada !! 

A vida seguia seu rumo. Nada de novidades. Meu amigo parecia estar em paz com seu tratamento. Segundo os exames, o PSA neste fim de mês tinha atingido o menor nível,(0,58) e a perspectiva de fazer a última quimioterapia da série , o deixava muito feliz.
A esperança de aproveitar o calor e a vida normal deste fim de ano, abria novas portas para quem está há muitos meses, num regime severo de tratamento. A observação do médico era que, daria um tempo nas quimios e continuariam monitorando os níveis do PSA. A velocidade de aumento e o tempo decorrido, serviriam para avaliar o processo de estabilidade ou perda do controle.
Não havia o que fazer, como se cuidar, ou se preservar. Como meu amigo era assintomático (não tinha sintomas nem do PSA, nem das metástases, dores ou qualquer sintoma) seguia sua vida normal. Apenas os efeitos colaterais das quimios.
Boa alimentação, exercícios físicos dentro dos limites e cabeça boa, continuava ser o seu mantra, para enfrentar as dificuldades geradas pela doença.
Voltou a Florianópolis, no Ribeirão da Ilha. Contou-me ele, que na triagem , com tantas pessoas em piores situações, não foi possível ficar internado. Eram mais de duzentas pessoas, aguardando por uma oportunidade para ficar internado. Quarenta são escolhidos. Os demais fazem as terapias no sistema externo. Ia nos horários definidos e depois voltava para a pensão. Com isto pode aproveitar e fazer caminhadas, correr um pouco e descansar. Voltou na quinta feira à noite. Não era a mesma intensidade, mas era o possível naquelas condições.
Passados 60 dias do ultimo exame, o PSA foi de 1,5. Aparentemente normal, mas acendeu uma luz amarela de atenção, pois estava sem quimio e era normal que tivesse um aumento. A questão era, que curva seguiria este crescimento ou se estabilizaria?
Comecei a percebê-lo mais angustiado nos últimos dias. Sem a espontaneidade natural que o caracteriza. Embora não quisesse, parecia antever que os resultados dos exames não seriam tão alvissareiros. Procurei tranquilizar e colocar seu moral para cima. Ele ria desajeitado , querendo compensar a agonia que sentia , com piadas e brincadeiras. Segundo ele, a angústia é a sensação psicológica que se caracteriza pelo sufocamento, pelo peito apertado, ansiedade e falta de humor. De acordo com os que estudam esta questão, na filosofia, a angústia surge no momento que o homem percebe a sua condenação à liberdade, por isso se sente angustiado já que sabe que é o senhor do seu destino. E ele não tinha nenhum poder sobre o seu destino...
Segundo meu amigo, estas preocupações, afetavam seu sono, sua alimentação e seu humor....Com isto , todo o processo do seu metabolismo ficava afetado, num circulo vicioso, que o joga para baixo e impede de ver com clareza e isenção a realidade dos fatos. Ser portador de uma doença crônica, que não teria uma solução rápida e fácil.
Eu sabia que esta fortaleza toda, muitas vezes , deixaria a guarda aberta, permitindo que os vilões do espírito e das perturbações da alma, penetrassem no seu íntimo e numa reviravolta, instigassem sentimentos negativos adormecidos e nada promissores.
Ai que entra a fé e a oração. Quem tem espiritualidade e acredita num ser Superior não pode se abater, nem se permite prostrar-se numa submissão aos males do espírito.
Na nossa casa, sempre rezamos pelos amigos. E ele era um dos favoritos da lista, pois conhecíamos bem suas necessidades e tínhamos enorme afeição por ele. Meus filhos rezavam sem conhecê-lo, até quem um dia , o mais velho estava junto na academia, e resolvi apresentar meu amigo. Ele ficou surpreso, por certo imaginava um velho esquelético e com os dias contados. Tenho a certeza que suas orações a partir daí tornaram-se  mais fervorosas.

 

JT Brum 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário