sexta-feira, setembro 14, 2018



Mais um encontro !!
Mais um encontro.(1) O ponto de encontro era na Academia. Ali todas as manhãs, fazíamos um bate papo, trocas de opiniões e até exercícios. Numa manhã dessas, estava com o semblante mais fechado. Parecia agoniado.
 Procurei descontrair a conversa. Logo abriu o coração e derramou as angustias. Tinha ido ao médico, o prognóstico não era dos mais auspiciosos. Deveria fazer uma biopsia. A suspeita era de câncer de próstata. Procurei acalmá-lo, afinal era só uma suspeita. Precisava ser comprovada tecnicamente. Aquele dia, não rendeu mais nosso papo, por mais buscasse outros assuntos, entre um exercício e outro, sempre voltava às s preocupações. Devo confessar, julgava procedentes as aflições.
 Não encontrava palavras para amenizar ou desmanchar aqueles pensamentos sombrios. Sabia ser esta fase, um tormento para pacientes e familiares. Todos ficam preocupados, com a possibilidade de um diagnostico ruim . Uma sentença de morte.
 Não se consegue racionalizar, por mais fé , ou cabeça boa. Os pensamentos são sombrios e apontam na mesma direção. As pesquisas no Google ou conversas ao pé do ouvido com amigos ou até médicos conhecidos da família, são inevitáveis até alentadoras. Mas quando vem a noite, tudo fica para trás. Somos nós, com nosso problema , na busca de esperanças e soluções. As horas passam, o sono não vem. O cansaço toma conta , dorme-se vencido, quando já é quase dia.
 Soube, no dia e hora marcada, lá estava cedinho, para fazer o exame. A sina não era exclusividade, pois encontrou ali muitos homens , para realizar o mesmo exame. Nada tinha importância. Só interessava o dele naquele momento.
A urgência da resposta, o fez esquecer as etapas incomodas e desconforto da retirada de fragmentos da próstata. Tudo se justificava para saber a verdade desta sentença. Tudo se apequenava ou se resumia nisso. A história passada, presente, sucesso pessoal e profissional, nada tinha valor agora. O futuro se resumia nesta perspectiva de saúde. Nem mesmo os tipos de tratamento ou medicação, entravam nesta análise.
 Era um pensamento objetivo, reto e direcionado , para ter a vida de novo , no controle , como estivera até então. Três dias úteis para ter acesso aos resultados, fazia parte deste martírio . Nada podia ser feito, para abreviar ou acalmá-lo.
 A família procurava ser solidária ,dar apoio, mas isto não era o bastante. Aos filhos precisava consolar. Aos pais , escamoteava as apreensões. Para a esposa, não podia demonstrar toda a fraqueza, para não desesperá-la. Noites mal dormidas ainda deviam ser ultrapassadas, até ter acesso aos resultados da biopsia e a libertação deste pesadelo.
 
JTBrum 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário