segunda-feira, maio 20, 2019



27º Encontro : Sementes lançadas na terra.

Comentamos com meu amigo , no último encontro na academia, sobre as varias idéias e teorias, discutidas entre nós e lançadas por ele nos seus escritos.
São muitas teorias e constatações sobre a doença câncer. A palavra da medicina e dos médicos sobre as alternativas de tratamento. O que funciona para uns, não funciona para outros. Seu pai, médico no interior , dizia que “aquilo que o bisturi cura ,está curado”. Por isso, vemos tantos casos de cirurgias bem sucedidas, com a extração do tumor, sem deixar vestígios. Mas quando já se tem metástases, a coisa fica mais complicada.
Falamos sobre o livro do Anti Câncer do Dr. David Servan Schreiber e suas dissertações sobre o assunto. Falamos também sobre as pesquisas. Uma frase de um grande pesquisador francês René Dubos : “Sempre pensei que o único problema da medicina cientifica era o fato de ela não ser suficientemente cientifica. A medicina moderna só se tornará verdadeiramente cientifica quando os médicos e seus pacientes tiverem aprendido a tirar partido das forças do corpo e do espírito que agem através do poder de cura da natureza”.
Nosso corpo é um imenso sistema em equilíbrio, onde cada função está em interação com todas as demais. A modificação de um único desses elementos afeta necessariamente o conjunto. Cada um pode escolher por onde deseja começar: alimentação, atividade física, trabalho psicológico, ou qualquer outra abordagem que traga mais sentido e consciência a própria vida. O importante de tudo é alimentar o desejo de viver. Alguns farão participando de um coral, mergulhando em filmes cômicos, fazendo um diário ou escrevendo como fez meu amigo.
Ter consciência disso é realmente fundamental e prestar atenção aos sinais do corpo é essencial para quem deseja viver plenamente e por muito tempo.
Nestes dias, ainda comentamos sobre sua experiência ao CAPC (Centro de Apoio ao Paciente com Câncer) em Florianópolis. Ele lembrava que nestas reflexões e nas dinâmicas, surgia uma questão central, para a felicidade e paz interior dos participantes. Onde se perdeu a criança feliz que havia dentro de nós? Fazer esta busca e resgatar era nosso grande desafio. Em que momento começou a mudar, esquecê-lo ou esconder-se atrás de uma máscara ? Onde anda aquele menino ou menina que brincava alegre e sem preocupações?
A propósito me falou de um livro recomendado: “O cavaleiro preso na Armadura” de Robert Fisher, uma fábula para quem busca a Trilha da Verdade. Comprei para ler e buscar a minha verdade! Ao longo deste período, de altos e baixos, buscamos recursos e alternativas, muitas vezes , fugas e negação dos nossos reais problemas.
Para arrematar me disse, algo que ouviu e ficou gravado na sua memória: “meu filho, se estiveres doente, não te descuida de ti, mas ora ao Senhor que te curará” (Eclesiástico 38) Foi isto que diz ter feito nesta semana de retiro e reflexão.
As palavras colocadas em cada texto, refletem o estado de espírito e motivação daquele momento. Revisando estes meandros, dá para perceber, a avalanche de emoções, sensações e estado de espírito daquele momento. Numa revisão agora, queria que as palavras mais produtivas, mais sensatas, melhor aplicadas em cada texto, pudessem ser como sementes lançadas, nos corações dos leitores. Muita pretensão? Esperança? Expectativa? De tudo um pouco... Temos consciência da percepção diferente de cada leitor sobre o enfoque das palavras e seu sentido. Sobre aquilo que valorizamos e o que achamos secundário. As idéias que coincidem com nossos valores e aquelas que rechaçamos ou deixamos passar em branco.
O amor a vida, o apreço a família e aos amigos, nos tornam lutadores incansáveis pela sobrevivência. Aliados a fé, a esperança e a misericórdia Divina, seguimos nossa jornada, sem olhar para trás, apenas os olhos no futuro. 

JTBrum 2019

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário