quarta-feira, maio 01, 2019

 
26º Encontro : Quimioterapias: Uma balança de prós e contras.
Depois de tentar um tratamento de ponta,sem sucesso, meu amigo voltava agora para o tratamento convencional. Ele suportava bem as quimioterapias e na primeira semana pós-quimio, era um pouco mais difícil, mas logo depois estava ele na Academia, fazendo seus exercícios e bem humorado , batendo papo com seus colegas. Lógico que tinha a perda de cabelo, da cor da pele, das unhas, Mas isto ele tirava de letra. Os efeitos colaterais para uns tem um peso, para outros nem sempre.
Sabíamos não seria a cura, com quimio, mas alongava o tempo. Agora a proposta era fazer 10 sessões, uma a cada 21 dias. Sete meses. E teria uma relativa qualidade de vida neste período. Para situar meus demais amigos, no tempo e no espaço, isto ocorreu no ano de 2018.
A expectativa é agora baixar o PSA, o desafio permanente no processo de controle e avaliação do tumor e sua atividade.
Meu amigo tem se afastado da publicação de textos, por achar que podem avaliar sua iniciativa , como um processo de vitimização, falando de sua doença, seus tratamentos. Tenho insistido com ele. Há outras facetas, para analisar na sua iniciativa.
 A primeira é, como pessoas enfrentam o mesmo problema, reagem e superam suas aflições.
Uma segunda visão é, como desmistificar este assunto: câncer , o dia a dia do paciente e como enfrentar os tratamentos recomendados. Além de outras, há um aspecto que sempre ajudou meu amigo no seu processo de encarar o assunto: como uma terapia, expondo e expondo-se nos seus textos publicados.
Meu amigo diz que muitas pessoas conhecidas, tem se manifestado , nos comentários, contando que estão passando por problema semelhante e isto tem lhes ajudado a encarar os fatos com realidade e empatia.
Quando se é diagnosticado com câncer, todos os depoimentos dizem : o mundo desaba. A morte é certa. O tempo nós o diminuímos por conta própria e não há mais o que fazer ...
Despedir-se. Abandonar os sonhos. Dizer adeus aos prazeres da vida. Mas com o passar dos dias, Deus se encarrega de nos mostrar . Ele é o Senhor do tempo e o Seu tempo não é o tempo os homens. E a vida começa a fluir ... Queiramos ou não .
No caso do meu amigo, neste mês de maio/19, completa cinco anos do diagnostico. O que comprova o escrito acima. Só Ele sabe quando é nossa hora. Nestes anos, muitos amigos, colegas e conhecidos , saudáveis, se foram sem tempo de pestanejar. Cada um tem que carregar sua cruz. Com boa vontade, relutante ou esbravejando.
Os textos dos nossos encontros na Academia ou fora dela, retratam o dia a dia, nestes anos, e tem depoimentos de pessoas acompanhando de perto ou a distancia, mas sempre com importante interesse, pelo próximo capitulo. Agora alguns até cobram pelos capítulos pendentes.
A força e as demonstrações de carinho, dos amigos , parentes , familiares, e até dos netos que perderam, no momento, o companheiro nas brincadeiras, nos dão força para seguir em frente, com fé e esperança.
JT Brum 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário