quarta-feira, março 20, 2019




24º Encontro : Uma visita especial. 

Tinha prometido ao meu amigo que iria visitá-lo. Não temos nos encontrado na Academia, o que tem quebrado nossos encontros diários, mas não diminui nossa amizade,nem nossa afinidade. Afinal amigos, independente da distancia ou dos contatos, a amizade se mantém intacta.
Aproveitei e levei um livro, para inspirá-lo nos seus escritos. (O tempero da Vida – de Gilbert Keith Chesterton).
Contou-me que a medicação Xofigo, havia chegado e fez a primeira aplicação. Um produto radioativo, com muitos cuidados na aplicação e depois , com aferição com um detector de radioatividade. A expectativa é pela extinção das metástases no esqueleto. O indicador para isto, ainda é o PSA , que deve diminuir, se funcionar.Passados dois dias da aplicação, nem um efeito colateral ou indisposição. Trina dias depois , a segunda aplicação. Antes disso, exames de controle, para aferir a resposta.
Ele continua com o moral elevado apesar dos percalços do dia a dia. Não tem sido fácil enfrentar esta doença, que escamoteia de um lado para outro, sempre que se sente aprisionada ou encurralada por medicações e tratamentos. As quimioterapias são uma prova disso. Algumas têm o poder de minguá-la até determinado ponto e às vezes extingui-la, mas via de regra, ela resiste, como se ficasse crônica , encapsulada, inerte.

Parece esta aprendendo a viver cada dia.

Sua rotina mudou. Sem as corridas, apenas caminhadas, sem o encontro diário na academia, sente falta dos amigos e colegas . Tem mais tempo para ler e escrever, embora não na velocidade habitual e inspiração que gostaria.

Dizem que a fé remove montanhas, disse-me ele que nem precisam ser montanhas, apenas pequenas partículas da doença. Mas também ele sabe que o tempo de Deus é diferente do tempo dos homens. Ter perseverança e resignação , parece ser o caminho. 

JT Brum 2019

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário