segunda-feira, dezembro 17, 2018





15º Encontro  A opção pela Escrita !!

 

Como sempre encontrava meu amigo na Academia, alegre e cheio de animo. A perspectiva de começar na semana seguinte, um novo período de quimioterapia, não parecia abatê-lo.

 Ao contrário, ele encarava como parte do processo para debelar a doença e como os efeitos colaterais das quimios não era tão agressivo, ele suportava muito bem. Claro que tinha perdido o tônus muscular e a energia , mas tinha reciclado seus movimentos e exercícios, a sua capacidade atual. Suas corridas estavam restritas a trechos mais curtos.
Falamos de sua incursão pela escrita. Ele estava entusiasmado. Estava frequentando um curso de Escrita Literária, indicação de um amigo. Embora fosse incipiente e faltasse à vivência no trato com as palavras, sentia que existia um imenso caminho a percorrer entre seu patamar, as técnicas e conhecimentos da arte de usar as palavras. Era como se fossem pinceladas numa tela . A precisão de cada palavra no texto e o conjunto delas, fazia um texto palatável e atrativo. Aprender isto, possivelmente será a essência de escrever bem!! E o leitor reconhecia isto.
Outra faceta que está utilizando é o fato de servir a escrita como terapia. Tem lido a respeito e acha que está no caminho certo. A escrita tem benefícios inegáveis sobre muitos aspectos da nossa vida: alivia nossa angústia, nos ajuda a dar forma, entender e solucionar o que nos preocupa.
Escrever é uma forma de terapia. Às vezes me pergunto como conseguem escapar da loucura, da melancolia e do pânico, que são estados próprios da condição humana, os que não escrevem, não compõem e não pintam.”-Grahan Green-
Para mim, escrever é viver, conhecer, ser arqueólogo de si mesmo. “Escavar, e quando escavamos descobrimos dentro de nós o criminoso e o santo, o herói e o covarde”.-José Luis Sampedro-
Ele sentia-se muito melhor. A imaginação viajava. O convívio com os colegas do Curso e os desafios de cada aula o enchia de motivação e dedicação aos exercícios e testes propostos pelos Orientadores.
O fato de escrever e expor não só a mim como amigo, mas de publicar num blog suas emoções, angústias e alegrias, tinham a finalidade de mostrar um aspecto positivo, a todos e em especial a quem vive ou tem algum familiar, que passa por semelhante situação.
 A intenção de ajudar, é um pouco egoísta segundo ele, pois ele é o grande beneficiário do processo de escrita  e não nega o fato de sentir-se melhor e lisonjeado, com tantos que retribuem e manifestam sua solidariedade e votos de plena recuperação.
Quem visita os hospitais e salas de espera , muda a perspectiva sobre saúde e a fragilidade do nosso corpo, em relação às doenças. As defesas do nosso organismo são armas que estão a nosso serviço, mas quando falham , os efeitos são por vezes devastadores e precisam ser rapidamente diagnosticadas e recompostas. Ter saúde boa é um privilegio, que só nos damos conta, quando nos falta. Cuidar no dia a dia, com boa alimentação, exercícios e uma vida regrada, traz sempre os benefícios a longo prazo.
Eu e meu amigo estamos já há muitos anos na Academia. Quinze ou vinte anos atrás, não havia academias e quem caminhava diariamente era visto como um excêntrico. No entanto as necessidades de hoje são as mesmas do passado. Os próprios médicos, que antes não enfatizavam a necessidade de exercícios, hoje são exigentes para combater o sedentarismo.
O fato de meu amigo praticar exercícios, faz com que os efeitos colaterais das medicações sejam minorados e seu estado de animo muito melhor. Energiza seu organismo.
Pelo visto, neste fim de semana vai a praia, na casa dos parentes. Quem sabe até correr com as amigas e tomar uma água de coco , no quiosque. 

JT Brum 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário