terça-feira, dezembro 11, 2018




14º Encontro     Reveses à vista !

Encontrei meu amigo na Academia. Estava bem depois dos ias que passou em Montevidéu. Mas tinha que voltar a realidade. Os exames não deixavam dúvida: seu PSA subia geometricamente. Sua folga as quimios estava indo ladeira a baixo. Era disciplinado e sabia que os tratamentos funcionam bem em determinadas situações.
Comentamos sobre a situação o Uruguai e outros países da América Latina. Infelizmente muitas semelhanças, para pior. Voltamos aos nossos exercícios. Ele não parecia muito animado. Embora não sinta os efeitos dos exames recém feitos, . Tinha vontade de correr. Foi o que diz que faria no dia seguinte.  A endorfina era a vitamina que reforçava o seu ânimo.
O verão estava chegando. As corridas na praia lhe faziam muito bem. Tinha amigas vizinhas que o convidavam para correr cedinho. Sentia-se integrado ao pequeno grupo de corridas. Poucas vezes, com tanta ênfase confessou-me sua paixão por correr. Lembrou-me do livro que lhe dei . Já saboreou quase todo...
Nos próximos dias iria ao médico para confirmar quando iniciaria com as quimios. Certamente de 21 em 21 dias. Ele levava em torno de dez dias para se recuperar e ter sua imunidade restabelecida. Depois era aproveitar os dias restantes.
O médico confirmou a nova quimioterapia. Diferente da anterior : Cabasetaxel e um dia após uma injeção na barriga de Neuslatin. Segundo o médico ameniza os efeitos colaterais.
Tudo parecia voltar aos eixos. Já que não conseguia se desgarrar da doença, o negócio é seguir em frente levando-a a tiracolo na sua jornada. Segundo ele , sua família estava mais conformada. Tinham assimilado que era uma doença crônica , cujo tratamento é longo e permanente.
Alguns homens de fé têm conseguido a cura. Mas cada um tem suas contas para pagar e suas penitências para fazer. Meu amigo não se lamentava nem perdia o otimismo. Às vezes ficava sem aquele sorriso alegre, mas logo se recobrava.
Confessava que o segredo estava em encontrar uma nova perspectiva de vida. Uma nova forma e carregar suas dificuldades dentro das limitações que a situação permitia.
Achar algum hobby novo. Pintar. Cantar, ou escrever. Coisas que se fizessem sonhar de novo. Esta tentativa tinha que ser autentica, vir de dentro. Do âmago. Para produzir os efeitos desejados.
Dizia ele que mesmo estando ruim, poderia ficar muito pior. Então era aproveitar o momento! Sentia-se apaixonado pela vida.
Meu amigo , procurou na escrita uma forma de canalizar suas aspirações, sonhos e paixões. Mostrou-me uns textos.  Dei força. Disse que iria fazer um curso de Escrita Literária, para aperfeiçoar as técnicas da escrita e de imaginação criativa.
Dizia que para escrever , realmente há que se ter certo talento, mas que concentração e perseverança, são ingredientes essenciais , sem os quais nada se consegue. Ter ritmo e poder de concentração é fatores decisivos para escrever.
Mais um fim de semana chegando e a possibilidade de ir para a praia, na casa dos parentes, o deixava animado. Tomar sol. Correr com as amigas. Até uma cervejinha tomava...

JT Brum 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário