segunda-feira, junho 03, 2019







29º Encontro Transfusões e seus benefícios


Nesta semana meu amigo não veio na Academia na segunda e terça feira. Pensei que algo deveria ter acontecido. Quarta feira o encontro cedo e já fazendo os exercícios. Um largo sorrido logo avisava que nada de mais havia lhe abatido, apenas uma transfusão de sangue. Isto para combater um pouco de anemia que teve, fruto das inúmeras quimioterapias.

Meu amigo falou como se sentia, antes e depois do processo. Como era mágico este procedimento. Pessoas cedem gratuitamente seu sangue, por caridade, generosidade ou solidariedade e vai para pessoas como ele, que necessita não de medicamento, mas um produto de origem humana como o sangue.
Ainda não temos nas farmácias , por preço nenhum, 200ml de sangue tipo A. Dependemos de alguém que possua e queira doar.
Muitos doam para seus conhecidos e familiares, mas tem muito mérito, os doadores para dos os bancos de sangue, doadores anônimos que fazem o bem, sem se preocupar a quem vai beneficiar. É isto que chamamos de solidariedade do ser humano.
Mas a há outras formas de transfusões, que muitas vezes não nos damos conta. Os gestos de carinho e afeto, os exemplos e em especial as palavras bem colocadas e na hora certa.
Meu amigo dizia ser uma pretensão sua, fazer de seus textos “transfusões” de exemplo, de incentivo e de apoio a quem em situação semelhante possa precisar.

Estas palavras têm que ter o peso e o tipo próprio de cada leitor. Uma metáfora para que estas palavras possam fazer bem, sem criar dúvidas ou mal entendidos.
Acrescenta meu amigo, receber tantas “transfusões” após publicar cada texto, recheadas de carinho, incentivo, elogios, generosidade, sente-se mais forte para se concentrar no próximo texto, pressionado pela responsabilidade que vem junto.

No dia a dia, com nossos familiares, amigos e conhecidos, também fazem estas “transfusões”. Damos e recebemos. Vale um telefonema, uma visita. A qualidade destas trocas é o que gera um ambiente salutar e propicio ao desenvolvimento do ser humano. Sentia-se renovado com um telefonema ou com a visita dos amigos, nos seus dias mais difíceis.
Na Academia temos amigos convalescentes. Uma palavra de estimulo, apoio e compreensão, serve de “transfusões” pequenas ou grandes, dependendo da receptividade , disponibilidade e sinceridade de quem dá e de quem recebe.
Meu amigo me mostrou um texto escrito há algum tempo atrás, quando iniciou o curso de Escrita Criativa, ali revela ao pensamento sobre porque escrever, ainda sem se dar conta da terapia deste ato.

“Porque quero escrever?: Há muito tenho este desejo. Na medida em que os tempos passam, hoje com 70 anos, acredito ter uma estória para contar. Quem ler terá noção mais clara, de quem fui e como passei por esta vida e como conquistei meu espaço. Eu próprio vou fazer uma imersão na minha infância, meninice e juventude. Terei o distanciamento necessário para admitir os erros e acertos? Tenho consciência que devo planejar bem para não tornar enfadonho o texto. Deve ser envolvente e com surpresas. Será minha realização pessoal. Espero “que as quimioterapias que me ajudam contra o câncer, não sirvam de empecilho nas minhas tarefas.”

Passados dois anos, ele segue seu caminho, com firmeza e determinação. Pode-se dizer bem sucedido até certo ponto, pois a persistência e disciplina, aprimoram seus textos a cada dia.

JTBrum 2019






Nenhum comentário:

Postar um comentário